Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

PRINCÍPES ABENÇOADOS

Os príncipes das Astúrias foram ontem recebidos em audiência privada por João Paulo II para receberem a bênção papal pelo seu casamento. A deslocação de Felipe de Borbón e Letizia Ortiz ao Vaticano visou cumprir uma tradição da Casa Real espanhola.
29 de Junho de 2004 às 00:00
O jovens príncipes chegaram à Santa Sé ao fim da manhã, tendo sido recebidos no Pátio de São Dâmaso pelo prefeito da Casa Pontifícia, o arcebispo James Harvey, que os acompanhou até à Biblioteca Privada do Santo Padre, onde decorreu a audiência. Para a recepção, Letizia vestiu um longo traje negro e cobriu a cabeça com o tradicional manto espanhol, enquanto Felipe foi de fraque.
Depois da audiência, o casal real reuniu com o secretário de Estado do Vaticano, Angelo Sodano, após o que efectuou uma visita à basílica de São Pedro. Refira-se que, ao deslocarem-se ao Vaticano e serem abençoados pelo Sumo Pontífice, Felipe e Letizia cumpriram uma tradição da Casa Real espanhola. De resto, as relações entre a família real espanhola e a Santa Sé sempre se pautaram pela cordialidade.
Ainda antes do regresso a Madrid, o herdeiro do trono e a futura rainha de Espanha deslocaram-se à embaixada espanhola na Santa Sé, onde mantiveram um encontro com os purpurados, bispos e monsenhores espanhóis que prestam seviço na Cúria romana. Registe-se que o príncipe Felipe das Astúrias já havia visitado o Vaticano no ano 2000, durante uma deslocação a Roma por ocasião do ano jubilar da Igreja Católica. Também nessa altua, o herdeiro da coroa espanhola foi recebido por Sua Santidade.
No entanto, Felipe encontrou-se já por diversas vezes com João Paulo II. A primeira vez foi em 1982, durante uma visita pastoral do Papa a Espanha. O último encontro com Karol Wojtyla teve lugar em Maio de 2003, durante uma outra visita papal ao país de Felipe.
Recorde-se que Felipe e Letizia caram no passado dia 22 de Maio, na catedral de Almudena, em Madrid, tendo recebido do celebrante, o cardeal Rouco Varela, uma bênção apostólica enviada desde o Vaticano por João Paulo II.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)