Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Pró-sírio regressa

O primeiro-ministro libanês pró-sírio Omar Karami foi ontem renomeado para o cargo, apenas 10 dias depois de ter sido demitido devido a uma onda gigantesca de protestos suscitada pelo assassinato do seu antecessor, Rafik al-Hariri. A medida foi tomada pelo presidente Emile Lahoud e contou com o apoio da maioria do Parlamento, dominado por partidos pró-sírios.
11 de Março de 2005 às 00:00
Mais de uma centena de camiões sírios atravessaram ontem a fronteira entre o Líbano e a Síria
Mais de uma centena de camiões sírios atravessaram ontem a fronteira entre o Líbano e a Síria FOTO: Nabil Mounzer/Epa
“A única forma de fazer frente às dificuldades que a nação enfrenta é um governo de unidade nacional”, afirmou Karami após a nomeação, salientando que a alternativa a este consenso é “a destruição” do Líbano.
Karami conta com o apoio do Hezbollah e do Amal, ambos de etnia xiita, e ainda de partidos minoritários como o Grupo Popular.
Alguns sectores da oposição já se mostraram indisponíveis para integrar um novo governo de Karami e a comunidade internacional aumentou as pressões sobre a Síria e o presidente Lahoud.
O ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Jack Straw, afirmou-se “muito descontente” com a decisão do presidente libanês e acrescentou: “Espero que este seja apenas um governo de transição”. Straw considera que a renomeação de um líder de governo posto em causa pela oposição e pelo curso dos acontecimentos pode afectar a transparência das eleições que se avizinham.
RETIRADA EM CURSO
Recorde-se que após o assassinato de Hariri, a 14 de Fevereiro, um levantamento popular maciço exigiu a retirada síria. Nas semanas seguintes Damasco prometeu sair e as tropas sírias iniciaram ontem a retirada faseada prometida pelo presidente Bashar al-Assad.
Segundo testemunhas pelo menos 115 viaturas militares sírias atravessaram ontem a fronteira, estimando-se que cerca de três mil dos 14 mil efectivos sírios em solo líbio estejam já em retirada.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)