Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Procurador pede cinco anos de prisão para Berlusconi

Antigo primeiro-ministro italiano está a ser julgado por corrupção.
24 de Junho de 2015 às 20:35
Silvio Berlusconi, ex-primeiro-ministro de Itália
Silvio Berlusconi, ex-primeiro-ministro de Itália FOTO: Flavio Lo Scalzo/Reuters
A procuradoria de Nápoles pediu esta quarta-feira uma pena de cinco anos de prisão contra o ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, acusado de ter corrompido um senador, noticiou a agência France Presse.

De acordo com as mesmas fontes, citadas pela agência italiana Agi, a decisão do tribunal quanto a este caso deverá ser tomada a 8 de julho. O antigo chefe do governo italiano, de 78 anos, terá ainda a possibilidade de recorrer em caso de ser condenado, algo que já fez diversas vezes no passado.

A procuradoria também pediu uma pena de quatro anos e quatro meses de prisão para Valter Lavitola, um elemento próximo de Berlusconi que terá entregado o dinheiro ao senador corrupto.

Berlusconi, magnata dos media italiano, foi condenado por fraude fiscal, sentença final confirmada em agosto de 2013. 

Corrompe senador com 3 milhões de euros
O caso remonta às eleições legislativas de 2006, ganhas pela coligação de esquerda liderada por Romano Prodi. No entanto, Prodi dispunha apenas de uma curta maioria no Senado italiano.

Poucos meses depois da votação, Sergio De Gregorio, senador eleito pela coligação de Prodi, a IDV, passou-se para o lado de Silvio Berlusconi. Esta decisão tornou ainda mais frágil a maioria governamental e acelerou a sua queda, que viria a ocorrer em 2008, menos de dois anos depois de iniciar funções.

Segundo a procuradoria, Berlusconi pagou três milhões de euros, dois deles em espécie, a Sergio De Gregorio para que este mudasse de formação. Gregorio admitiu os pagamentos aos magistrados e à imprensa.

Romano Prodi foi o único candidato de esquerda a conseguir ganhar em duas ocasiões a Silvio Berlusconi em eleições legislativas, em 1996 e em 2006.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)