Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Professores levam arma para a escola

Professores de uma pequena região do estado norte-americano do Texas vão ser autorizados a levar armas para as escola. A medida entra em vigor no início do próximo período lectivo, e o objectivo é poder fazer face a ataques de intrusos, na sequência da vaga de tiroteios em escolas dos EUA.

17 de Agosto de 2008 às 00:30
Massacres como o de Virginia Tech (foto), o pior numa escola americana, motivaram a aplicação da medida
Massacres como o de Virginia Tech (foto), o pior numa escola americana, motivaram a aplicação da medida FOTO: d.r.

O projecto é pioneiro em todo o país e, segundo o responsável escolar da comunidade de Harrold (com 110 alunos) – junto a Fort Worth –, David Thweatt, a medida visa proteger professores e alunos em caso de ataques à mão armada. Para o efeito, os docentes serão submetidos a treinos de reacção em situação de crise, terão licença de porte de arma e autorização para utilização na escola.

A medida foi aprovada com unanimidade e os pais não puseram objecções. "Foi quando o governo federal criou zonas livres de armas em escolas que começaram os tiroteios", acrescentou Thweatt, referindo-se a ataques como o ocorrido em Abril do ano passado na Virginia Tech – o pior massacre numa escola americana –, onde um atirador matou 32 pessoas e se suicidou.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)