Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

PROSSEGUEM COMBATES NO CENTRO DE FALLUJA

Pelo terceiro dia consecutivo, prosseguem esta quarta-feira os combates pelo controlo do centro de Falluja, onde os soldados norte-americanos enfrentam os rebeldes iraquianos ali entrincheirados. De acordo com uma fonte do Exército dos EUA, foi já assegurado o controlo de cerca de 70 por cento do centro da cidade situada 50 quilómetros a Oeste de Bagdad.
10 de Novembro de 2004 às 08:42
PROSSEGUEM COMBATES NO CENTRO DE FALLUJA
PROSSEGUEM COMBATES NO CENTRO DE FALLUJA FOTO: Reuters
Durante esta última madrugada, voltou a ouvir-se o som da artilharia e bombardeamentos sobre as posições ainda ocupadas pelos rebeldes, enquanto os marines norte-americanas, apoiados por tanques, penetravam no centro da cidade, onde ainda depararam com algumas bolsas de resistência.
Mais de 12 mil soldados norte-americanos participam na “Fúria Fantasma”, o nome de código dado à grande ofensiva militar lançada segunda-feira para assumir o controlo de Falluja e limpar a cidade dos terroristas. Estima-se que do lado rebelde existam entre 2.000 a 3.000 combatentes. Para já desconhece-se o número de vítimas provocadas pelos confrontos.
Ontem, uma fonte do governo iraquiano referiu que mais de metade dos cerca de 300 mil habitantes havia conseguido fugir da cidade rebelde antes do início do assalto final lançado pelas forças norte-americanas, que terão registado pelo menos dez mortos nas suas fileiras, segundo informação prestada por uma fonte do Pentágono.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)