Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Prosseguem confrontos pelo controlo do aeroporto de Donetsk

Combates não param apesar da trégua decretada há um mês no leste da Ucrânia.
3 de Outubro de 2014 às 09:01
Mortes ocorreram perto das ruínas do aeroporto de Donetsk
Mortes ocorreram perto das ruínas do aeroporto de Donetsk FOTO: EPA/Photomig

Os combates entre as forças de Kiev e os separatistas pró-russos pelo controlo do aeroporto de Donetsk prosseguem esta sexta-feira, apesar da trégua decretada há um mês, no leste da Ucrânia.

"O combate continua agora mesmo. Várias instalações do aeroporto de Donetsk estão sob nosso controlo", enquanto outras continuam nas mãos das tropas ucranianas, disse um porta-voz dos rebeldes pró-russos à agência russa Interfax.

Já as autoridades ucranianas insistiram que todo o aeroporto continua sob seu controlo.

O coordenador do portal "Resistência Informativa", Dmitri Timchuk, muito próximo das forças de Kiev, indicou que as posições ucranianas no aeroporto foram atacadas duas vezes na quinta-feira.

"Os dois ataques foram travados. O inimigo recuou após sofrer baixas", escreveu.

Foco de tensões

Nas últimas horas, tanto as forças ucranianas como os rebeldes pró-russos dizem deter o controlo do recinto, mas depois os separatistas reconheceram que os combates continuam.

Os pró-russos justificam a sua tentativa de tomar o aeroporto argumentando que as forças ucranianas dispararam a partir daí contra a cidade, enquanto os militares ucranianos acusam os rebeldes de atacarem as suas posições com o objetivo de lhes 'roubar' o controlo.

O aeroporto internacional de Donetsk é foco frequente de tensões entre as tropas ucranianas, que controlam o recinto desde maio, e as milícias pró-russas que o mantêm cercado, tentando tomá-lo.

Kiev Donetsk pró-russos combates Ucrânia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)