Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

PROTESTANTES SITIAM AEROPORTO DE ABIDJAN

Mais de mil protestantes sitiaram esta manhã o aeroporto de Abidjan, principal cidade da Costa do Marfim, com intenção de impedir a chegada do novo primeiro-ministro, Seydou Diarra, nomeado no Acordo de Paris pelo presidente Laurent Gbagbo.
31 de Janeiro de 2003 às 13:11
Abidjan é uma importante metrópole africana
Abidjan é uma importante metrópole africana
O acordo celebrado foi uma tentativa de pôr termo a uma guerra de quatro meses que já fez milhares de mortos, num país outrora estável, principal produtor mundial de cacau, e que se encontra agora dividido segundo linhas étnicas, com o Norte muçulmano oposto ao Sul maioritariamente cristão e apoiante de Gbagbo.

Diarra esteve hoje no Senegal numa cimeira de lideres dos países da África Ocidental, com o objectivo de ouvir as posições dos rebeldes e do governo, na tentativa de salvar o acordo de paz, que foi posto em causa pelo exército, por jovens protestantes, vários partidos políticos e chefes locais.

O novo primeiro-ministro partirá para Abidjan após a Cimeira, para tentar formar uma coligação governamental destinada a reconciliar o pais e parar a violência.

Os apoiantes de Gbagbo dizem que o acordo foi imposto à Costa do Marfim pela antiga potência colonial França, concedendo demasiado poder aos rebeldes, que falharam na sua tentativa de tomar o poder no golpe de 19 de Setembro do ano passado. Após o golpe deram início à guerra.

Entretanto, os protestantes no aeroporto, informaram que a sua presença se destina não só a impedir a chegada de Diarra, mas também a molestar centenas de cidadãos franceses que abandonam o país devido aos tumultos.

Forças francesas e marfinenses, presentes no local, colocaram veículos blindados para fazer frente aos manifestantes, que lançavam pedras e paus, tendo ferido um oficial do exército francês.

A manifestação de hoje, é a maior e mais recente dos últimos quatro dias em Abidjan, epicentro da revolta contra o Acordo de Paris, concluído no passado sábado.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)