Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

PSOE: “Perdemos claramente as eleições”

O candidato socialista à presidência do Governo espanhol, Alfredo Pérez Rubalcaba, felicitou hoje o PP pela histórica vitória conquistada nas eleições, afirmando que o PSOE "não teve um bom resultado".
20 de Novembro de 2011 às 21:44
Rubalcaba disse ter já falado com o secretário-geral do PSOE, José Luis Rodríguez Zapatero, a quem defendeu a realização "o quanto antes" de um congresso ordinário do partido, para determinar o futuro dos socialistas
Rubalcaba disse ter já falado com o secretário-geral do PSOE, José Luis Rodríguez Zapatero, a quem defendeu a realização 'o quanto antes' de um congresso ordinário do partido, para determinar o futuro dos socialistas FOTO: EPA

"Felicito o PP por esta vitória. Falei com Mariano Rajoy para lhe deseja sorte nesta importante tarefa", disse Alfredo Pérez Rubalcaba, na sede do PSOE em Madrid, depois de ter telefonado a Mariano Rajoy para o felicitar pela vitória conseguida hoje.  

"O PSOE não teve um bom resultado. Perdemos claramente as eleições", afirmou, referindo que o seu partido conseguiu ainda assim o apoio de muitos espanhóis "especialmente num momento difícil para a sociedade espanhola e para quem teve a responsabilidade de governar durante os anos de pior crise da história espanhola".  

Rubalcaba disse ter já falado com o secretário-geral do PSOE, José Luis Rodríguez Zapatero, a quem defendeu a realização "o quanto antes" de um congresso ordinário do partido, para determinar o futuro dos socialistas. 

"Os espanhóis decidiram que passemos à oposição. Faremos isso de acordo com o nosso sentido de responsabilidade e compromisso com o interesse geral de Espanha", afirmou.  

Rubalcaba prometeu trabalhar, na oposição para conseguir a recuperação da economia e do emprego e para evitar "perdas de direitos e segurança básicas conquistadas ao longo de muitos anos".  

"Vamos defender os serviços públicos universais, a igualdade entre homens e mulheres, todas as nossas liberdades e direitos civis", afirmou.  

"E defenderemos dentro e fora de Espanha que a Europa deve estar à altura das difíceis circunstâncias, com um projecto que reforce a unidade, e que responda eficazmente ao desafio da crise", disse.  

rubalcalba rajoy psoe pp espanha eleições
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)