page view

Conheça as regiões ucranianas pró Rússia que Vladimir Putin reconheceu como independentes

Cerimónia de assinatura teve lugar em Moscovo.

21 de fevereiro de 2022 às 18:25

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, reconheceu, esta segunda-feira, as duas regiões separatistas no leste da Ucrânia como entidades independentes, aumentando a aposta numa crise que o Ocidente teme que possa desencadear uma grande guerra.

Num longo discurso, Putin descreveu a Ucrânia como parte integrante da história da Rússia e disse que o leste da Ucrânia era uma antiga terra russa e que estava confiante de que o povo russo apoiaria a sua decisão.

"Acho necessário tomar uma decisão que deveria ter sido tomada há muito tempo - reconhecer imediatamente a independência e a soberania da República Popular de Donetsk e da República Popular de Luhansk", disse Putin.

Putin trabalhou durante anos para restaurar a influência da Rússia sobre as nações que surgiram após o colapso da União Soviética, com a Ucrânia ocupando um lugar importante nas suas ambições.

A Rússia nega qualquer plano de ataque, mas ameaçou uma ação "técnico-militar" não especificada, a menos que receba amplas garantias de segurança, incluindo a promessa de que a Ucrânia nunca se juntará à NATO.

Conheça a posição que os dois territórios ocupam na geografia da região.

Estados separatistas Ucrânia Rússia infografia
Conheça as regiões ucranianas pró Rússia que Vladimir Putin reconheceu como independentes

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8