Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

“Putin é um líder bem melhor do que Obama”

Donald Trump elogia o presidente russo e diz que Hillary Clinton devia estar na prisão.
Francisco J. Gonçalves 9 de Setembro de 2016 às 17:37
Trump elogiou capacidade de liderança de Putin e criticou duramente a rival na corrida à Casa Branca, Hillary Clinton
Trump elogiou capacidade de liderança de Putin e criticou duramente a rival na corrida à Casa Branca, Hillary Clinton FOTO: Mike Segar/Reuters
O candidato republicano à presidência dos EUA, Donald Trump, criou nova polémica depois de afirmar que o presidente russo, Vladimir Putin, "tem sido um líder bem melhor do que Obama". A frase foi proferida na noite de quarta-feira num debate na TV sobre temas militares, no qual Trump atacou ainda a rival democrata, Hillary Clinton. "Estaria presa", disse, se tivesse usado numa empresa privada o mail pessoal para assuntos oficiais, como fez quando era secretária de Estado.

Hillary, que falou antes de Trump, garantiu que só usou o mail pessoal para material sem classificação de secreto ou confidencial. Após o fórum, no qual os rivais não estiveram frente a frente, Hillary atacou Trump por ter dito na TV que ficou chocado ao tomar conhecimento de informações secretas reveladoras de que Obama e Hillary ignoraram os conselhos de peritos militares. "Nunca comentaria em público aspetos de reuniões secretas", disse Hillary, considerando preocupante a atitude do rival, sobretudo depois de manifestar admiração por Putin.

A resposta a estas críticas foi que Hillary receia a subida do rival nas sondagens. Trump ganhou quase 7% e tem agora 42% das intenções de voto contra 45% da democrata.
EUA Donald Trump Vladimir Putin política eleições
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)