Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

PUTIN REJEITA CONVERSAÇÕES COM SEPARATISTAS

O presidente russo, Vladimir Putin, rejeita qualquer alteração das políticas do Kremlin para com a república da Tchetchénia, nomeadamente a possibilidade de iniciar conversações com os independentistas.
7 de Setembro de 2004 às 11:03
PUTIN REJEITA CONVERSAÇÕES COM SEPARATISTAS
PUTIN REJEITA CONVERSAÇÕES COM SEPARATISTAS FOTO: d.r.
Entrevistado pelo jornal britânico “The Guardian”, na sequência da acção terrorista na escola de Beslan, na Osséia do Norte, que se saldou com a morte de 335 pessoas, a maioria das quais crianças, Putin mantém a intenção do Kremlin de não ceder aos propósitos dos separatistas tchetchenos.
“Por que não convidar Osama bin Laden para se deslocar a Bruxelas ou à Casa Branca para iniciar conversações, perguntar-lhe o que pretende e deixá-lo ir embora em paz?”, questiona o presidente russo.
“É possível negociar algumas limitações ao comportamento destes bandidos? Então, porque devemos negociar com assassinos de crianças?”, questiona Vladimir Putin, que anunciou uma investigação interna à tragédia ocorrida em Beslan. “Queremos estabelecer a cronologia dos acontecimentos e apurar quem são os responsáveis, quem deve ser punido”, anunciou.
“Imaginem que pessoas que disparam sobre crianças pelas costas assumem o poder em qualquer lugar do planeta... Questionem-se sobre isso e não terão mais dúvidas sobre a nossa política na Tchetchénia”, referiu o presidente russo.
MANIFESTAÇÃO CONTRA O TERRORISMO EM MOSCOVO
Entretanto, mantêm-se as ondas de choque provocadas pela tragédia de Beslan, que continua a enterrar os seus mortos. Esta terça-feira, é organizada uma mega-manifestação contra o terrorismo junto ao Kremlin, em Moscovo.
Organizada pela Federação dos Sindicatos da capital russa, a manifestação conta com o apoio de várias figuras públicas e terá um apertado esquema de segurança montado por mais de quatro mil polícias.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)