Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Putin considera 'fácil' negociar com sírios e norte-americanos

Russos são o principal aliado do Presidente Bashar Al-Assad.
19 de Dezembro de 2015 às 14:45
Vladimir Putin, presidente da Rússia
Vladimir Putin, presidente da Rússia FOTO: EPA
A Rússia trabalha bem com o regime de Bashar Al-Assad e com os Estados Unidos na tentativa de resolver o conflito na Síria, declarou o Presidente russo, Vladimir Putin, numa entrevista a uma televisão do seu país.

"Para falar da crise síria, por exemplo, nós pensamos ser fácil trabalhar com Bashar Al-Assad e com os Estados Unidos", declarou ao canal Rússia 1, que já divulgou extratos da entrevista.

"Porquê fácil? Porque nós não mudámos a nossa posição. Nós perguntámos às pessoas: concordam ou não concordam? Em princípio, toda a gente respondeu que 'sim'. Por isso, formulámos a nossa posição sobre bases comuns e aceitáveis para todo mundo", declarou ainda o Presidente russo.

A entrevista foi gravada na quinta-feira, após a conferência de imprensa anual dada por Vladimir Putin, que deverá ser transmitida no domingo.

A Rússia é o principal aliado do Presidente Bashar Al-Assad e quer mantê-lo no poder na Síria.

Entretanto, os países ocidentais que participam nas negociações de paz na Síria -- em guerra desde 2011 e que já provocou centenas de milhares de mortos e milhões de refugiados - querem que Al-Assad saia do Governo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)