Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Pyongyang discute reinício das negociações

Representantes dos EUA e da Coreia do Norte encontram-se na próxima semana em Nova Iorque para discutir sobre as sanções financeiras de Washington e o reinício das negociações sobre o programa nuclear de Pyongyang, anunciou este sábado um diário japonês.
11 de Novembro de 2006 às 11:35
De acordo com o jornal ‘Mainichi Shimbun’, que cita fontes dos dois países, delegações das duas partes discutirão a questão das sanções impostas pelos EUA para punir a Coreia do Norte, acusada de branqueamento de dinheiro e tráfico de dólares falsos.
Os dois países analisarão também a data para a retoma das negociações a seis (as duas Coreias, EUA, China, Rússia e Japão) sobre o programa nuclear norte-coreano, suspensas desde Setembro de 2005. Segundo várias fontes ligadas ao processo, as conversações deverão ser reiniciadas após o Fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC), marcado para dias 18 e 19 deste mês em Hanói.
Recorde-se que a Coreia do Norte, após ter realizado o seu primeiro ensaio nuclear no passado dia 9 de Outubro, anunciou o desejo em regressar à mesa de negociações, mas na condição de que a questão do levantamento das sanções financeiras dos EUA contra Pyongyang seja resolvida.
Ver comentários