Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Quatro mortos e mais de 100 feridos no Peru

Duas pessoas morreram, este sábado, e 103 foram detidas em novos confrontos no mercado "La Parada" durante uma operação policial, depois dos violentos conflitos que, na quinta-feira, causaram outros dois mortos, informou o director da polícia, Raúl Salazar.
28 de Outubro de 2012 às 10:31
Duas pessoas morreram e 103 foram detidas em novos confrontos no mercado "La Parada"
Duas pessoas morreram e 103 foram detidas em novos confrontos no mercado 'La Parada' FOTO: d.r.

Segundo o responsável, citado pela agência noticiosa espanhola Efe, o conflito no mercado levou a polícia a destacar um total de 5 mil agentes.

Raúl Salazar assegurou que os agentes não utilizaram armas de fogo para dispersar os comerciantes que se opõem a uma transferência da sua actividade para outro ponto da capital, após ter sido divulgado que aparentemente, uma das vítimas foi baleada.

Na passada quinta-feira, duas outras pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas quando a polícia tentou colocar muros de cimento para bloquear o acesso por parte de camiões ao mercado por ordem municipal.

Na altura, os comerciantes responderam com pedras, paus e garrafas causando ferimentos em polícias durante os confrontos no mercado, onde um grupo que se encontra actualmente no interior anunciou que ia iniciar uma greve por tempo indeterminado, em protesto contra o bloqueio do acesso ao mercado.

No centro da contestação por parte dos comerciantes está o facto do município de Lima ter recentemente decidido encerrar o "La Parada", em actividade desde 1947, e transferir as suas actividades comerciais para um mercado recém-construído noutro bairro da capital peruana.

Peru confrontosmortos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)