Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Quatro ‘rockets’ contra Tel Aviv e dezenas contra sul de Israel

Grupos armados na Faixa de Gaza dispararam neste domingo quatro ‘rockets’ contra Tel Aviv, enquanto várias localidades no sul da Israel foram atingidas com projécteis provenientes do território dominado pelo Hamas, numa retaliação contra ataques aéreos israelitas em Gaza.
18 de Novembro de 2012 às 20:24
Israel continuou pelo quinto dia a sua ofensiva militar na Faixa de Gaza contra armazéns de armas e infra-estruturas de mísseis
Israel continuou pelo quinto dia a sua ofensiva militar na Faixa de Gaza contra armazéns de armas e infra-estruturas de mísseis FOTO: Reuters

Um dia depois de disparos de 'rockets' a partir da Faixa de Gaza terem levado à entrada em acção do sistema israelita antimíssil denominado 'Cúpula de Ferro' em Tel Aviv, a cidade voltou a ser hoje o alvo de ataques.

As sirenes voltaram a fazer ouvir-se ao final da tarde de hoje e segundos mais tarde as televisões difundiram em directo imagens de dois projécteis lançados em direcção a um bairro nos arredores de Tel Aviv, de acordo com um relato divulgado pela agência Efe.

Um dos projécteis foi interceptado em pleno voo pelo sistema antimísseis perto de Tel Aviv, de acordo com a comunicação social israelita.

Numa mensagem enviada por telefone aos jornalistas israelitas, o movimento Hamas reivindicou a autoria dos lançamentos de ‘rockets’ contra Tel Aviv, em "vingança pelo massacre de uma família" na cidade de Gaza, indicou ainda a Efe.

Algumas horas antes, um bombardeamento israelita sobre um edifício em Gaza havia provocado a morte de dez civis, entre eles cinco crianças e duas mulheres, de acordo com o porta-voz do Ministério da Saúde do Hamas, Ashraf al-Qedra.

Neste domingo de manhã, o exército israelita interceptou ainda dois ‘rockets’ Fajr, de fabrico iraniano.

Desde o início da operação ‘Pilar defensivo’ em Gaza, os grupos armados palestinianos disparam já mais de um milhar de "rockets" e projécteis de morteiro contra o território israelita, 300 dos quais foram abatidos em voo, afirmou hoje o responsável israelita da Defesa Aérea Activa, coronel Zvika Haimovitch, citado pela Efe.

Pelo seu lado, Israel continuou pelo quinto dia a sua ofensiva militar na Faixa de Gaza contra armazéns de armas e infra-estruturas de mísseis, com bombardeamentos que resultaram até agora em 69 mortos e mais de 550 feridos palestinianos.

As milícias palestinianas contra-atacaram com uma centena de ‘rockets’ de vários calibres e alcance, numa ofensiva que provocou pelo menos uma dezena de feridos em populações de no sul do país, de acordo com os meios de comunicação israelitas locais.

gaza hamas médio oriente israel palestina rockets
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)