Barra Medialivre

Correio da Manhã

Mundo
Siga o CM no WhatsApp e acompanhe as principais notícias da atualidade Seguir

Quem é Anna Martemucci, a mulher que acusa Nuno Lopes de a drogar e violar

Argumentista e realizadora de 41 anos ficou conhecida pela curta-metragem "One Cambodian Family Please for My Pleasure".
Correio da Manhã 21 de Novembro de 2023 às 17:58
Anna Martemucci, realizadora e guinosta
Anna Martemucci, realizadora e guinosta FOTO: John Lamparski/Gettyimages

Anna Martemucci, mais conhecida por A.M. Lukas, é uma guionista de 41 anos com ascendência checa e italiana, filha de um refugiado político e de uma imigrante de Roma. É também neta de Jan Lukas, figura importante na fotografia e no cinema da antiga Checoslováquia, cujo trabalho está representado na coleção permanente do MoMA (Museu de Arte Moderna), em Nova Iorque, nos Estados Unidos, segundo dados do IMDb, site de referência da indústria cinematográfica.

Lukas passou a maior parte da adolescência nas cidades de Roma, Itália, e Praga, sendo uma das argumentistas e realizadoras mais premiadas, sobretudo conhecida pela longa-metragem "Hollidaysburg" e pela curta-metragem "One Cambodian Family Please for My Pleasure", exibida no Festival Sundance, numa história com contornos biográficos qualificada posteriormente para um Óscar.

A cineasta nova-iorquina acusou o ator Nuno Lopes, de 45 anos, de a ter drogado e violado após um evento no Festival de Cinema de Tribeca, em 2006, na festa de um amigo, quando o ator lhe lhe terá colocado droga numa bebida e a levado para o apartamento. 

Em 2006, data à qual remonta a acusação ao ator português, Lukas tinha acabado de sair da faculdade de cinema. Os primeiros trabalhos foram maioritariamente curtas-metragens. Contudo, o projeto que teve para a série documental ‘The Chair’, no qual competiu com Shane Dawson, uma estrela de YouTube, também fez a guionista ganhar alguma fama.

Trabalhou, ainda, como modelo de ajuste, ajudando alguns ‘designers’ a construir peças de roupa para modelos em Nova Iorque, Los Angeles, Xangai e Hong Kong para marcas como Marc Jacobs, Vera Wang, The Gap, J. Crew e Madewell.

Siga o Correio da Manhã no canal do Whatsapp





Celebridades Teatro Festival A.M. Lukas Chéquia Jan Lukas Nuno Lopes Acusação Nuno Lopes
Ver comentários
C-Studio