Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Quénia: Rebeldes islamitas matam dois polícias

Rebeldes islamitas somalis invadiram uma esquadra a poucos quilómetros da Somália.
26 de Setembro de 2013 às 12:34

Dois polícias quenianos foram mortos e três outros ficaram feridos esta madrugada, na sequência de um ataque perpetrado por homens armados contra uma esquadra em Mandera (nordeste), junto à fronteira somali, indicaram fontes policiais.

O ataque teve lugar pelas 03h00 (01h00 em Lisboa) na pequena cidade situada no extremo nordeste do Quénia, a poucos quilómetros da Somália. A polícia atribuiu o ataque aos rebeldes islamitas somalis 'Shebab', a organização que atacou um centro comercial em Nairobi no sábado.

Os homens armados invadiram o posto da polícia e abriram fogo indiscriminadamente, tendo disparado também contra casas de polícias, nas imediações, antes de incendiarem uma dezena de viaturas, acrescentou a polícia queniana, citada pela agência noticiosa AFP.

"Eles foram extremamente violentos e estavam lá para matar (...). Dois polícias foram mortos no incidente e três outros feridos", adiantou uma fonte policial daquela região.

O chefe da polícia local, Charlton Mureithi, indicou, por seu turno, que os agentes dormiam quando a esquadra foi atacada.

"Nós estamos à procura [dos atacantes] e há uma operação de segurança que está em curso. O ataque causou imensa destruição", aditou.

Na noite de quarta-feira, não muito longe da fronteira somali, na instável localidade de Wajir, também já se tinha registado a morte de uma pessoa na sequência da explosão de uma granada num mercado.

Os dois incidentes ocorrem depois do ministro do Interior do Quénia, Joseph Lenku, ter assegurado que a segurança foi reforçada em todo o país, na sequência do 'assalto' ao centro comercial Westgate em Nairobi, reivindicado pela milícia radical 'Shebab'.

Pelo menos 61 civis, seis membros das forças de segurança quenianas e cinco islamitas morreram durante as 80 horas do cerco ao Westgate.

quénia ataque somália rebeldes islamitas morte polícias
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)