Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Quinto soldado francês morto em combate

Um soldado francês morreu em combate no norte do Mali, elevando para cinco o número de soldados franceses abatidos desde o início da operação militar no país, a 11 de janeiro, informou hoje a presidência francesa.
17 de Março de 2013 às 11:44

Três outros soldados franceses ficaram feridos, dois dos quais com gravidade, na explosão da sua viatura sobre um engenho inimigo, precisou entretanto o ministro da Defesa, Jean-Yves Le Drian.

O soldado morto, um cabo de 24 anos, "morreu em combate" no maciço de Ifoghas, perto da fronteira com a Argélia, onde o exército francês tenta há várias semanas expulsar os rebeldes islâmicos que ocupam a região desde o ano passado.

O incidente ocorreu quando o soldado participava numa missão de busca e destruição de grupos terroristas no sul de Tessalit", quando o cabo "viu o seu veículo explodir sobre um engenho inimigo", indicou o ministro da Defesa, num outro comunicado.

Segundo o estado-maior das forças armadas, três soldados franceses ficaram feridos na mesma explosão, dois dos quais "com alguma gravidade", tendo sido transportados para um posto médico em Tessalit, devendo ser ainda hoje levados para a capital, Bamako.

O comunicado do gabinete do presidente François Hollande homenageia as forças francesas envolvidas na "fase final e mais difícil da missão" no Mali.

O chefe de Estado "saúda com emoção a determinação e a coragem" dos militares e exprime a sua "grande tristeza" pela morte do quinto soldado.

Cerca de 4.000 militares franceses estão atualmente no Mali, onde enfrentam violentos combates com os rebeldes islamitas no nordeste do país.

O presidente francês anunciou a 06 de março "uma diminuição do número de soldados" franceses destacados no Mali "a partir do mês de abril".

soldado francês morto em combate Mali militares
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)