Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Quinze violações por dia no Rio de Janeiro

Todos os dias, pelo menos 15 pessoas, na maioria mulheres, são vítimas de abusos sexuais no estado do Rio de Janeiro, revela um relatório sobre violência divulgado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), ligado ao governo carioca.

19 de Fevereiro de 2012 às 01:00
Na semana passada uma menina de 12 anos foi violada num autocarro em pleno dia
Na semana passada uma menina de 12 anos foi violada num autocarro em pleno dia FOTO: Arquivo CM

Só no passado mês de Janeiro, 487 pessoas foram violadas, o que representa uma média de 15,7 violações por dia. Números que significam um aumento de 23% em relação a Janeiro de 2011 e que confirmam que, ao contrário de outros tipos de crime, em regressão, os de cariz sexual mantêm uma tendência de crescimento.

As vítimas são esmagadoramente do sexo feminino – adultas, adolescentes e até crianças. Este tipo de crime, no passado mais frequente na capital carioca, disseminou-se por todo o estado, sendo hoje recorrente em cidades do interior.

Na semana passada, por exemplo, num crime que revoltou a opinião pública, uma menina de 12 anos foi violada num autocarro, numa das avenidas mais movimentadas do Rio, quando regressava a casa depois das aulas. O agressor apontou--lhe uma arma, forçou-a a ir para o último banco, onde não estava ninguém, baixou-lhe a calça e violou-a, saindo depois na paragem seguinte.

BRASIL RIO DE JANEIRO VIOLAÇÕES ABUSOS SEXUAIS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)