Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Racista atira bananas a ministra

Incidente envolveu um arremesso de fruta a Cecile Kyenge.
27 de Julho de 2013 às 22:52

O mais recente ataque racista contra a primeira negra ministra em Itália, envolvendo arremesso de bananas a Cecile Kyenge durante um comício do Partido Democrático, na sexta-feira, provocou uma nova onda de indignação em Itália.

A ministra da Integração, Cecile Kyenge, discursava durante um evento do seu partido quando um espectador não identificado lhe atirou com bananas e, apesar de ter falhado o alvo, a ação provocou reações de repulsa em todo o espetro político italiano.

Este é mais um caso de racismo que envolve Cecile Kyenge, cidadã italiana nascida na República Democrática do Congo, depois de, no início do mês, um membro do partido Liga do Norte, que é contra a imigração, ter comparado a ministra a um orangotango.

Kyenge, que se recusou a morder a 'isca' e considerar que Itália é um país racista, reagiu imediatamente ao ataque com bananas dizendo que o mesmo foi "um desperdício de comida", conforme relatou a agência noticiosa AFP.

As reações nas redes sociais não se fizeram esperar, e diversos ministros e políticos usaram o Twitter para expressar o seu descontentamento com o ataque e mostrar a sua solidariedade para com a política.

O ministro do Meio Ambiente de Itália, Andrea Orlando, revelou a sua "total indignação com o ato infeliz", ao passo que a ministra da Agricultura, Nunzia de Girolamo, disse que "Kyenge mostrou que, face a atos idiotas e violentos, por vezes, a melhor arma é a ironia".

Num comício do partido Esquerda Ecologia e Liberdade (SEL), este sábado, onde foi recebida com aplausos, Kyenge disse que tem orgulho em ser italiana.

"Não acredito que o problema seja eu. Há algumas pessoas que não estão felizes, que mostram o seu descontentamento, e o meu trabalho é ouvir as suas queixas", afirmou aos jornalistas a governante, acrescentando que pretende "puxar pelo melhor lado da Itália".

Os seus apoiantes pediram-lhe que se mantenha firme e que continue a luta para erradicar o racismo.

ministra negra ataque racismo bananas indignação Itália
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)