Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Rajoy diz que não haverá independência da Catalunha

"De nenhuma maneira".
31 de Julho de 2015 às 15:32
Rajoy disse que Espanha enfrenta riscos, mas que estes "não vêm da economia, mas sim da incerteza política"
Rajoy disse que Espanha enfrenta riscos, mas que estes 'não vêm da economia, mas sim da incerteza política' FOTO: Reuters
O presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, reafirmou esta sexta-feira que "de nenhuma maneira" vai haver independência da Catalunha, prometeu "defender ativamente a lei" espanhola e considerou que o separatismo constitui o principal risco para o país.

Rajoy, que falava na apresentação das linhas gerais do Orçamento de Estado para 2016, disse que Espanha enfrenta riscos, mas que estes "não vêm da economia, mas sim da incerteza política".

"A primeira prova vem do desafio independentista e de rotura que o governo da Generalitat da Catalunha tem vindo a propor ao longo de toda a legislatura e que chegará ao seu auge nas eleições anunciadas, ou assim parece, para finais de setembro (27), que se pretende fazer passar por umas eleições plebiscitárias que não existem, nem no nosso ordenamento jurídico nem em qualquer outro do mundo", afirmou o presidente do Governo espanhol.

O Governo, disse Rajoy, vai fazer o que sempre fez: "velar pelo cumprimento da lei e, além disso, defendê-la ativamente".

Mariano Rajoy Catalunha
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)