Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Raptado menino de seis anos que sobreviveu a queda de teleférico em Itália

Eitan Biran perdeu os pais e o irmão no acidente que matou 14 pessoas. Avô levou a criança para Israel.
Manuela Guerreiro 14 de Setembro de 2021 às 09:21
Eitan perdeu os pais e o irmão
Queda de teleférico provocou 14 mortos
Eitan perdeu os pais e o irmão
Queda de teleférico provocou 14 mortos
Eitan perdeu os pais e o irmão
Queda de teleférico provocou 14 mortos
A luta pela custódia de Eitan Biran, de seis anos, o único sobrevivente do trágico acidente do teleférico ocorrido em maio na região italiana de Piemonte, transformou-se num processo crime que envolve as autoridades de dois países: Itália e Israel. O menino, que perdeu os pais e o irmão no acidente, estava à guarda de uma tia paterna, que reside em Itália, por decisão do Tribunal de Turim, mas o avô materno, Gali Peleg, decidiu pegar na criança e levá-la em segredo para Israel. A tia acusa-o de rapto e as autoridades italianas abriram uma investigação.

O avô levou a criança para passear no sábado mas não a devolveu à tia no final do dia, como combinado. Foi de carro com Eitan até à Suíça, onde apanhou um avião privado para Israel. À chegada, defendeu a sua posição: “Nós não raptámos o Eitan. Trouxemo-lo para casa. Tivemos de o fazer depois de recebermos informações sobre a sua saúde mental”.

Segundo as autoridades italianas, Eitan viajou com um passaporte israelita que não chegou a ser entregue ao tribunal como ordenado.

Ver comentários