Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Reacção de Lula surpreende médicos (COM VÍDEO)

Os médicos do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde o ex-presidente brasileiro Lula da Silva recebeu segunda-feira a primeira dose de quimioterapia contra o cancro na laringe descoberto sábado, estão surpresos com a capacidade de reacção dele ao agressivo tratamento químico. No Vaticano, o Papa Bento XVI disse estar preocupado com Lula e vai rezar por ele.

2 de Novembro de 2011 às 01:00
Lula foi visitado pela presidente Dilma Rousseff, que ficou surpreendida com a sua boa-disposição
Lula foi visitado pela presidente Dilma Rousseff, que ficou surpreendida com a sua boa-disposição FOTO: Ricardo Stuckert/Epa

Falando a jornalistas antes de darem alta a Lula, que deixou o hospital no final da tarde de ontem mas que vai continuar a receber a medicação em casa por mais cinco dias através de uma bolsa presa ao corpo, os médicos que o atendem afirmaram-se espantados com a forma como o ex-chefe de Estado reagiu a medicamentos tão potentes.

Em vez de forte indisposição e outros efeitos usualmente sentidos por quem recebe quimioterapia, Lula dormiu bem depois da medicação no final da tarde de segunda-feira e ontem acordou muito bem-disposto.

O ex-presidente só não gostou de ter que ficar em jejum por várias horas para fazer novos exames, pois acordou cheio de fome, o que também não é comum.

Lula ainda passará por outras duas sessões de quimioterapia, com intervalos de 21 dias, e só aí será possível avaliar a resposta ao tratamento. Se não for necessária mais quimioterapia, a partir de Janeiro Lula será submetido a radioterapia.

A preocupação de Bento XVI com Lula foi expressada pelo Sumo Pontífice ao novo embaixador do Brasil no Vaticano, Almir Barbuda, quando este lhe foi entregar credenciais. O Papa afirmou sentir muita admiração por Lula e pediu ao embaixador que informasse o ex-presidente sobre o desejo papal de rápida recuperação e a intenção do Sumo Pontífice de pedir por ele nas suas orações.

LULA DA SILVA BRASIL TRATAMENTO QUIMIOTERAPIA CANCRO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)