Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Rebeldes atacam base militar

Rebeldes taliban atacaram esta quarta-feira uma base militar das forças da coligação liderada pelos EUA no sul do Afeganistão. A ofensiva causou dois mortos entre os soldados estrangeiros, um canadiano e outro norte-americano, enquanto os rebeldes sofreram pelo menos 12 baixas, de acordo com uma fonte militar dos EUA, que deu conta da ocorrência de outros confrontos entre as forças da coligação e os taliban, que resultaram em mais 20 mortos nas fileiras rebeldes.
29 de Março de 2006 às 09:28
A violência tem vindo a aumentar no país
A violência tem vindo a aumentar no país FOTO: Reuters
Durante o ataque à base militar situada próximo da cidade de Kandahar, na província de Helmand, ficaram ainda feridos três outros soldados da coligação, sendo que os rebeldes utilizaram armas ligeiras e lança morteiros para tentar forçar a entrada nas instalações militares, o que acabaram por não conseguir.
Um porta-voz dos taliban anunciou que este ataque é o início da ofensiva da Primavera lançada pelos rebeldes contra as forças militares estrangeiras. Após o ataque, as forças da coligação lançaram uma operação contra os rebeldes na região de Helmand, que resultou na morte de duas dezenas de guerrilheiros e na destruição de dois dos seus esconderijos
Num outro incidente ocorrido terça-feira nesta mesma província, a deflagração de um engenho explosivo colocado junto a uma estrada matou seis soldados afegãos.
Desde o início do ano, já perderam a vida no Afeganistão doze soldados norte-americanos, vítimas do aumento da violência no país, que no ano passado causou a morte a cerca de 60 americanos, o pior balanço desde a operação militar desencadeada em 2001 com vista à deposição do regime Taliban.
Ver comentários