Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

REBELDES ENTRAM NA CAPITAL DA LIBÉRIA

Combatentes rebeldes do movimento Liberianos Unidos para a Reconciliação e Democracia (LURD) entraram esta quarta-feira na capital da Libéria, Monrovia, onde o presidente Charles Taylor jurou combater ao lado dos seus solados até ao fim, desmentindo rumores de fuga.
25 de Junho de 2003 às 18:59
Monrovia
Monrovia
A LURD, que controla dois terços da Libéria, abandonou ontem as conversações de paz, alegando que Taylor renunciou ao compromisso de abdicar no próximo mês, jurando permanecer em funções até Janeiro. Os rebeldes entraram hoje no perímetro de Monrovia, avançando rapidamente na direcção do porto marítimo, onde travam ainda (à hora desta notícia) violentos combates com os homens de Taylor. A conquista do porto permitirá aos rebeldes possuir uma importante plataforma de abastecimento logístico para consolidar a sua ofensiva na capital, onde Taylor ainda controla o aeroporto.
Em declarações à rádio local, Taylor garantiu que está a combater ao lado dos seus homens. Palavras ousadas de um homem atacado pelos rebeldes pela segunda vez em três semanas e sob pressão da justiça internacional, que o tem indiciado por crimes de guerra e contra a humanidade.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)