Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

REFÉM LIBERTADO

O britânico Mark Henderson deverá regressar a casa na quarta-feira, a tempo de passar o Natal em família, mais de três meses depois de ter sido feito refém na selva colombiana por guerrilheiros marxistas.
23 de Dezembro de 2003 às 13:40
Produtor televisivo com 32 anos de idade, Henderson estava em viagem de turismo quando foi feito refém, no passado dia 12 de Setembro, juntamente com outro britânico, uma alemã, uma espanhola e quatro israelitas. O outro britânico, Matthew Scott, 19 anos de idade, escapou pouco depois do sequestro, saltando para uma ravina e passando 12 dias sozinho na selva. A alemã e a espanhola já foram libertadas, ao abrigo de um acordo com o governo colombiano, para travar a actividade das milícias de extrema-direita.
Henderson foi libertado ontem, ao final do dia, e passou a noite na residência do embaixador britânico em Bogotá. Foi aí que tomou a primeira refeição decente em meses e fez um telefonema para os seus pais, em Pateley Bridge, North Yorkshire. Em casa dos pais estava a televisão, que transmitiu a conversa em directo.
O refém libertado deverá ainda hoje embarcar num avião, com destino ao Reino Unido, esperando-se que chegue a casa já amanhã, a tempo da consoada de Natal.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)