Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Registado caso de Covid-19 na casa do Papa Francisco

Vigilância ao Sumo Pontífice vai ser reforçada.
Secundino Cunha 18 de Outubro de 2020 às 09:35
Papa Francisco
Papa Francisco FOTO: Franco Origlia/Getty Images
A confirmação de um caso positivo de Covid-19 entre os residentes da Casa de Santa Marta, no Vaticano, levou as autoridades da Santa Sé a reforçarem a vigilância ao Papa Francisco que, como se sabe, é um dos inquilinos daquela residência pontifícia.

“As disposições da Santa Sé e do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano continuam a ser observadas e a saúde de todos os residentes da Domus é constantemente monitorizada”, disse Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

O novo caso positivo é assintomático e foi colocado em isolamento, assim como os que contactaram diretamente com ele, num outro local que não a Casa de Santa Marta, já que ali reside o Papa.

Este é já o oitavo caso em funcionários do Vaticano, o que colocou os médicos da Santa Sé em estado de alerta, uma vez que o Papa Francisco, pela idade, integra o chamado grupo de risco.

Novo prefeito para as Causas dos Santos
O Papa nomeou o bispo italiano D. Marcello Smeraro prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, sucedendo ao cardeal Ângelo Becciu, que renunciou ao cargo e aos direitos do cardinalato, devido a um alegado desvio de dinheiros. O novo responsável, até agora bispo de Albano (Itália), terá entre mãos trinta causas de canonização portuguesas, entre as quais a da Irmã Lúcia.

pormenores
Sintomas na Guarda Suíça
Nesta altura, são quatro os elementos da Guarda Suíça infetados com Covid-19. Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, todos têm sintomas e encontram-se isolados.

Três pessoas curadas
Três dos oito funcionários do Vaticano que, nos últimos dias, foram infetados pela Covid-19, já estão curados. A recuperação foi confirmada este sábado através de testes negativos.

Cerimónia ecuménica
O Papa vai participar, na próxima terça-feira, numa celebração ecuménica pelas vítimas da pandemia, marcada para Roma. Vão juntar-se líderes mundiais, como a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Portugueses no Vaticano
Na cidade do Vaticano residem cinco portugueses: os cardeais Saraiva Martins, Monteiro de Castro e Tolentino Mendonça, o bispo Carlos Azevedo e o padre António Ferreira da Costa, este na Casa de Santa Marta.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Covid-19 Santa Sé Casa de Santa Marta cidade do Vaticano Papa Guarda Suíça religião questões sociais
Ver comentários