Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Reino Unido: Começa a cair cinza vulcânica

As pessoas com dificuldades respiratórias residentes no Reino Unido foram aconselhadas pela Organização Mundial Saúde, a permanecer em casa, caso vejam cinza no ar nas proximidades da sua residência.
16 de Abril de 2010 às 16:08
A cinza vulcânica não é perigosa porque não é tóxica
A cinza vulcânica não é perigosa porque não é tóxica FOTO: Agência

A Agência de Protecção da Saúde britânica (health Protection Agency) afirmou que a cinza não deverá causar grandes problemas, mas poderá gerar irritação, principalmente nas pessoas com historial de dificuldades respiratórias. Deste modo, quem sofrer de asma, enfisema ou bronquite crónica deverá trazer inaladores ou medicamentos consigo, uma vez que ainda não se sabe ao certo os riscos que acarreta a passagem da nuvem vulcânica, explica o jornal britânico ‘Daily Mail’.

 

Relativamente aos que apresentem sintomas de urticária, olhos irritados, garganta arranhada, nariz congestionado ou tosse seca, deverão ‘limitar as suas actividades ao ar livre’ ou voltar para casa, aconselhou a Agência.


O pó que advém das nuvens vulcânicas já cobriu grande parte das zonas rurais a sul da Islândia e já começou a cair em certas regiões da Grã-Bretanha, como é o caso de Shetland e Aberdeen e espera-se que continue a cair ao longo do dia.

 

Peter Baxter, professor da Universidade de Cambridge e perito nos efeitos da cinza vulcânica na saúde já afirmou que a cinza não é perigosa porque não é tóxica.

Ver comentários