Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Reino Unido: Eleva alerta por receio de ataques terroristas

O Reino Unido elevou o nível de alerta para “grave” nos aeroportos e nas principais estações de comboios, receando o ataque da Al-Qaida contra um aeroporto britânico ou contra o sector de aviação. Segundo a carta enviada pelo Ministério dos Transportes à BBC, o método é “incerto”, mas as fontes do ataque são “credíveis”.

7 de Janeiro de 2011 às 14:19
As autoridades colocaram o alerta em estado 'grave', reforçando a segurança nos aeroportos e estações de comboios
As autoridades colocaram o alerta em estado 'grave', reforçando a segurança nos aeroportos e estações de comboios FOTO: Reuters/Toby Melville

A nota vem confirmar a notícia da estação pública que o nível de alerta nos transportes tinha subido nas últimas horas. A imprensa britânica dá conta de um reforço policial nos transportes, estações de comboios e do metropolitano.

A decisão foi tomada pelo Centro Conjunto de Análise do Terrorismo, que considerava existir uma “probabilidade alta” de atentados terroristas”.

O porta-voz da Polícia Metropolitana admitiu que “o nível de alerta no Reino Unido é ‘grave’ o que significa que um ataque é altamente provável" e que o país tem este estado de alerta "desde Janeiro de 2010”.

O risco tem sido reiterado pelas autoridades nos últimos meses. Houve uma campanha de informação lançada pela polícia em Dezembro e foi criada uma linha telefónica anti-terrorismo, para a população denunciar actividades ou comportamentos suspeitos.

Um porta-voz do governo sublinhou a “necessidade permanente para todos permanecerem vigilantes e dar conta de qualquer actividade suspeita à polícia”.

inglaterra reino unido terrorismo ataque aeroportos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)