Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Reino Unido disponibiliza navios e helicópteros

Primeiro-ministro britânico fala em contributo "de vulto" para o Mediterrâneo.
23 de Abril de 2015 às 15:23
David Cameron, primeiro-ministro britânico
David Cameron, primeiro-ministro britânico FOTO: Andy Rain/EPA
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou esta quinta-feira, em Bruxelas, que Londres vai disponibilizar navios e helicópteros para o Mediterrâneo, na condição de os imigrantes resgatados não terem automaticamente direito a pedir asilo no Reino Unido.

À chegada a um Conselho Europeu extraordinário destinado a discutir ações imediatas da União Europeia no Mediterrâneo, para prevenir novas tragédias como o naufrágio de uma embarcação no passado fim-de-semana que causou a morte a cerca de 900 imigrantes, Cameron disse que, "como sempre, o Reino Unido vai ajudar", não só a "salvar vidas", como também a combater os traficantes e a estabilizar a região.

"Como o país da Europa com maior orçamento de Defesa, podemos dar um contributo de vulto. O que vou oferecer hoje é o navio da marinha real HMS Bulwark, e ainda três helicópteros e dois outros navios de patrulhamento", disse. Cameron acrescentou que a oferta britânica está "naturalmente" sujeita a condições", entre as quais que os imigrantes resgatados "sejam levadas para o país seguro mais próximo, que será muito provavelmente a Itália", e não tenham automaticamente direito a pedir asilo ao Reino Unido.
David Cameron Bruxelas Mediterrâneo Reino Unido disponibiliza navios helicópteros
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)