Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Reino Unido enfrenta "momento perigoso" devido a hipótese de sair da UE

Declarações do ministro da Defesa britânico.
14 de Junho de 2016 às 20:00
O ministro da Defesa britânico, Michael Fallon
O ministro da Defesa britânico, Michael Fallon FOTO: EPA
O ministro da Defesa britânico alertou esta terça-feira que o Reino Unido enfrenta "um momento muito perigoso", quando as sondagens mostram cada vez mais eleitores a favor da saída da União Europeia no referendo da próxima semana.

"Este é um momento muito perigoso. Nenhum país abandonou alguma vez a NATO ou a União Europeia, que são dois pilares gémeos da nossa segurança", disse o ministro Michael Fallon à imprensa, à margem de uma reunião de ministros da Defesa da NATO em Bruxelas.

"Para um grande país como o Reino Unido, abandonar qualquer uma dessas parcerias enfraqueceria a segurança coletiva do Ocidente", sustentou, acrescentando: "Eu pensaria muito, muito bem nos riscos reais para a nossa segurança de se votar na saída".

As mais recentes sondagens dão a vitória por uma margem cada vez mais folgada ao 'Brexit', com os votantes a ignorar uma série de avisos diretos do primeiro-ministro, David Cameron, e de organizações internacionais de que sair da União Europeia prejudicaria gravemente a economia e reduziria o papel do Reino Unido no mundo.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, alertou na segunda-feira que o 'Brexit' pode ditar "a destruição" da civilização política ocidental.
Reino Unido União Europeia Brexit Michael Fallon David Cameron política
Ver comentários