Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Reis prestam homenagem a vítimas

No próximo dia 11, a Espanha vai assinalar o primeiro aniversário dos piores atentados da sua História, que ceifaram a vida de 192 pessoas, cidadãos nacionais e estrangeiros. O rei Juan Carlos e a rainha Sofia vão nesse dia inaugurar o ‘Bosque dos Ausentes’, um monumento erigido em homenagem às vítimas no Parque de El Retiro, em Madrid.
5 de Março de 2005 às 00:00
Reis prestam homenagem a vítimas
Reis prestam homenagem a vítimas FOTO: d.r.
O ‘Bosque dos Ausentes’ é composto nomeadamente por 192 ciprestes e oliveiras, o número de pessoas mortas nos atentados ocorridos nas estações de Atocha, El Pozo e Santa Eugenia.
Juan Carlos, que estará acompanhado de sua mulher, dos príncipes das Astúrias e ainda do rei de Marrocos – país que tem dado grande contributo na captura de terroristas –, fará uma oferenda floral. Não haverá discursos oficiais, mas estarão presentes altas figuras do Estado. À tarde celebrar-se-á uma missa na Catedral de Santa María de la Almudena. Além de espanhóis, foram vítimas nos atentados de 11 de Março cidadãos de outros 16 países, que estarão representados pelos embaixadores ou altos dignitários.
Refira-se que entre os dias 8 e 11 de Março decorrerá na capital espanhola uma conferência sob a designação: ‘Democracia, Terrorismo e Segurança’, organizada pelo Clube de Madrid e na qual participarão líderes estrangeiros, nomeadamente os ex-primeiros-ministros Cavaco Silva, António Guterres e o ex-deputado europeu António Vitorino.
Ver comentários