Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

RELATÓRIO BUTLER FOI SUAVIZADO

O já famoso “relatório Butler”, que aponta os erros dos serviços secretos britânicos sobre o arsenal não convencional do ex-ditador iraquiano, Saddam Hussein, foi suavizado antes da sua publicação, no decorrer desta semana, para proteger o primeiro-ministro Tony Blair, adianta este domingo o jornal “Sunday Telegraph”.
18 de Julho de 2004 às 12:15
Segundo o jornal, Downing Street conseguiu alterações no relatório publicado quarta-feira que ajudaram Blair a refutar a acusação segundo a qual teria agido de má fé ao afirmar que as armas de destruição em massa que o Iraque detinha tornavam a guerra necessária.
O relatório da comissão de inquérito presidida por Lorde Robin Butler denunciou os graves erros cometidos pelos serviços secretos britânicos na sua análise do arsenal iraquiano, antes da entrada em guerra com o Iraque. No entanto, o mesmo documento ilibou Tony Blair considerando que o primeiro-ministro britânico não teve qualquer responsabilidade nos erros cometidos.
Segundo o Sunday Telegraph, Downing Street conseguiu alterar uma passagem do relatório sobre a intervenção de Blair perante os parlamentares britânicos em Setembro de 2001. Essas alterações atenuaram o contraste entre as afirmações pró- guerra aparentemente irrefutáveis pronunciadas por Blair e as informações de que dispunha realmente.
Ver comentários