Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

RESTO DO MATERIAL VAI AVANÇAR

O Subagrupamento Alfa, a força da GNR em serviço no Iraque, deverá receber o resto do material em falta no final desta semana ou no princípio da outra, segundo uma fonte militar adiantou ao Correio da Manhã. Só nessa altura a força poderá começar a cumprir autonomamente as missões, tal como o CM tem noticiado.
2 de Dezembro de 2003 às 00:00
O material vai ser enviado por avião e a aeronave já está fretada, mas os riscos que recentemente foram identificados contra a aviação comercial ditaram em parte os atrasos. Por outro lado, o Subagrupamento só agora ficou completamente instalado e claramente estabelecida a lista de material em falta, de acordo com as necessidades locais.
Com efeito, ainda na semana passada um avião da empresa de transportes da DHL foi alvejado, supostamente por um míssil terra-ar, quando operava na vertical de Bagdad. A situação obrigou ao encerramento do espaço aéreo iraquiano à aviação civil, devido ao receio de novos atentados e à certeza de uma maior sofisticação por parte dos terroristas.
antonov fretado
O Governo português já tinha, inclusive, fretado um avião Antonov a uma empresa da Europa de Leste e chegou-se a levantar a hipótese de a aeronave comercial aterrar no aeroporto de Bassorá, onde está sediado o estado-maior da Divisão Multinacional Sul, sob comando inglês. No entanto, a decisão de fechar o espaço aéreo iraquiano obrigou a alterar o planeamento e o avião vai ter agora que aterrar no aeroporto do Koweit, após o que o material seguirá via terrestre para Nassíria.
A aeronave irá transportar as seis viaturas ligeiras destinadas ao patrulhamento, assim como metralhadoras médias e equipamentos de visão nocturna a serem cedidos pelo Exército, tal como ficou acordado no início da missão.
Na carga deverão seguir também as espingardas HK G-36, que irão substituir as HK G-3, que a GNR levou para o Iraque até ao fornecimento das novas armas por parte dos alemães.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)