Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Retirada arma e suspensa licença de caça a homem que agrediu e arrastou cadela pela estrada na Galiza

Alba acabou por morrer numa clínica veterinária.
Correio da Manhã 5 de Dezembro de 2019 às 19:48
Caçador agride cadela depois de esta dar à luz seis cachorros
Caçador
Caçador agride cadela depois de esta dar à luz seis cachorros
Caçador
Caçador agride cadela depois de esta dar à luz seis cachorros
Caçador

O caçador que agrediu e arrastou uma cadela pela estrada na localidade de Chantada, na Galiza, ficou sem arma e ficou com a licença de caça suspensa.

De acordo com o jornal espanhol La Vanguardía, foram as autoridades que retiraram a arma ao homem e lhe suspenderam a licença de caça e posse de armas.

Recorde que a história da cadela Alba se tornou pública na passada segunda-feira. O proprietário do animal, um caçador de 61 anos, foi filmado a arrastar a cadela, após esta ter dado à luz seis bebés e depois de alegadamente a ter atingido com um tiro na cabeça. O vídeo foi amplamente difundido nas redes sociais por duas associações espanholas. Tanto a mãe como os filhos foram levados para clínicas veterinárias, a fim de receberem tratamento médico.

Alba acabou por morrer esta quarta-feira devido aos ferimentos que tinha. O óbito do animal ocorreu na clínica veterinária para onde este foi levado, em Lugo, na Galiza, numa tentativa de tentar salvar a sua vida.

Em declarações ao jornal Faro de Vigo, um porta-voz da associação Mundo Vivo garantiu que os cachorros estão bem e que deverão ser entregues à Guardía Civil. Posteriormente deverão ser reencaminhados para um abrigo.

Em caso de julgamento, o homem pode ser acusado de um crime de maus tratos a animais, punível até 18 meses de prisão naquele país e com uma multa que pode atingir os 30 mil euros.
Galiza Chantada questões sociais interesse humano animais crime lei e justiça julgamentos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)