Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Retirada gradual das tropas

O Comando russo assegurou que a retiras das tropas acontecerá de forma “gradual” e insistiu na necessidade de que estas cumpras a sua missão de paz nas zonas de conflito.
17 de Agosto de 2008 às 12:41
Retirada gradual das tropas
Retirada gradual das tropas FOTO: Denis Sinyakov-Reuters

“A principal tarefas das tropas russas de paz e das unidades do Exército na zona de conflito é estar em permanente alerta para cumprir as suas missões de paz”, afirmou Anatoli Nogovitsin, sub-chefe do Estado Maior do Exército russo.

As tropas russas mantêm o controlo de três cidades georgianas, Gori, Senaki e Zugdidi, depois de terem abandonado na noite passada o porto de Poti.

Entretanto, o presidente russo, Dmitri Medvedev, já assegurou  ao seu homólogo francês, Nicolas Sarkozy, que as tropas vão começar a retirar amanhã, segunda-feira, pelas 12 horas, conforme o acordo de paz assinado entre a Rússia e a Geórgia.

Do outro lado do conflito, os georgianos acusam as forças russas de continuar a reforçar as suas posições. “Não há nenhum sinal de que os russos estejam a preparar a retirada. Pelo contrário, multiplicam os seus postos de controlo e fortificam as suas posições”, acusou o secretário do Conselho de Segurança da Geórgia, Alexandre Lomaia.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)