page view

Reféns com ligação a Portugal vão ser libertados na primeira fase do acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas

Governo israelita vota hoje acordo de paz.

17 de janeiro de 2025 às 08:38

O governo israelita prepara-se para votar esta sexta-feira o acordo de cessar-fogo com o Hamas. Um conflito que não dá tréguas desde outubro de 2023 . De entre milhares de vítimas mortais, entre elas crianças, há ainda 94 reféns que estão nas mãos do grupo palestiniano. A primeira fase do acordo prevê que 33 reféns sejam libertados a partir deste domingo.

"Enquanto se aguarda a aprovação do Gabinete de Segurança e do Governo e a entrada em vigor do acordo, a libertação dos reféns será implementada de acordo com o quadro planeado, no qual se espera que os reféns sejam libertados no domingo”, afirmou o Governo israelita em comunicado, citado pela Reuters.

A lista com os nomes dos 33 reféns já foi divulgada, revela o The Jerusalem Post. Três dos reféns têm ligações a Portugal: Or Levi, Tzachi Idan e Ofer Calderon.

Consulte aqui:

- Albag Liri, Algart Yitzhak (Itzik), Arayev Karina, Ben-Ami Ohad, Bibas Ariel, Bibas Jordan, Bibas Kfir, Bibas-Silverman Shiri, Berger Agam, Gonen Romi, Gilboa Daniela, Damari Emily, Dekel-Chen Sagie, Horn Yair, Vankrat Omer, Tropnov Alexander, Yehud Arbel, Yehalomi Ohad, Cohen Elia, Levi Or, Levi Naama, Lifshitz Oded, Moses Ged Moshe, Mengistu Avraham (Avera), Mansur Shlomo, Sigal Keith Shmuel, Idan Tzachi, Calderon Ofer, Shoham Tal, Steinberger Doron, Shem-Tov Omer, Shaaban Al-Sayed Hisham, Sharabi Eliyahu.

Or Levi

Or Levi de 33 anos estava com a mulher, Eynav Elkayam Levy, de 32 ano, no festival de música Nova quando foram surpreendidos com o massacre do Hamas. A mulher foi morta, mas Or Levi foi levado numa carrinha para Gaza, segundo o The Jerusalem Post. O refém tem ligações a Portugal.

O filho do casal está a ser criado pelos avós: “Antes de mais, somos uma família à espera do nosso filho”, revelou Geula Levy, mãe do refém.

Or Levi com a mulher
Or Levi com a mulher FOTO: Plataforma x

Ofer Calderon

Ofer Calderon, israelita sefardita feito refém pelo Hamas no início do Conflito, obteve nacionalidade portuguesa. Será libertado a partir de domingo. Também os filhos menores de Ofer Calderon, de 54 anos, foram raptados pelo Hamas.

Ofer Calderon
Ofer Calderon FOTO: Plataforma X

Emily Damari

Emily Damari, inglesa de 28 anos, mudou-se para Israel, onde encontrou o amor e criou família no kibutz de Kfar Aza. Segundo a mãe da jovem, citada pela Sky News, Emily foi “baleada na mão, ferida por estilhaços na perna, vendada, enfiada na parte de trás do seu próprio carro e levada de volta para Gaza”, durante o ataque do Hamas de sete de outubro de 2023.

Emily Damari
Emily Damari FOTO: Plataforma X

Oded Lifschitz

Oded Lifschitz, de 84 anos, foi levado pelo Hamas do kibutz de Nir Oz com a mulher, libertada no final de outubro de 2023.

Assim que souberam da possibilidade do acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, a família de Oded mostrou-se esperançoso de voltar a ver o idoso.

"Há mais de um ano que não sabemos nada sobre um avô que lutou toda a sua vida pela paz, pela coexistência”, disse o neto Daniel à Sky News.

Oded Lifschitz
Oded Lifschitz FOTO: Plataforma X

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8