Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

REVOLTA ALASTRA A MOSUL

O governador de Mosul, terceira maior cidade iraquiana, localizada no Norte daquele país, decretou recolher obrigatório, para tentar controlar a crescente onda de violência na região.
10 de Novembro de 2004 às 15:58
O anúncio do recolher obrigatório foi feito por um coronel norte-americano. Mosul é a quarta cidade iraquiana a ficar sob recolher obrigatório, depois de Falluja, Ramadi e Samarra. Os regimes de recolher obrigatório decretados nesta cidade abrangem todo o período de 24 horas.
A medida de excepção em Mosul foi anunciada no mesmo dia em que uma coluna de veículos civis foi atacada. Os condutores das três viaturas fugiram á emboscada, conduzindo os automóveis até junto de uma esquadra, no interior da qual os ocupantes dos veículos procurama refúgio.
Os atacantes não desmobilizaram e cercaram a esquadra, envolvendo-se num intenso tiroteio com polícias iraquianos e soldados norte-americanos, cujo desfecho não foi revelado. Pelo menos uma outra esquadra de polícia na cidade foi hoje atacada.
Mosul está localizada a 390 quilómetros de Bagdad, numa região que integra o chamado Curdistão e que tinha ficado excluída do estado de emergência decretado há dias pelo governo iraquiano, na contagem decrescente para o assalto militar a Falluja, lançado na segunda-feira.
Desde o início do ataque a Falluja, a resistência iraquiana tem intensificado as suas acções um pouco por todo o Iraque. Ainda hoje foram rapatados familiares próximos do primeiro-ministro interino, que anunciou esta tarde o prolongamento por mais 24 horas do encerramento do aeroporto de Bagdad á aviação civil.
Após três dias de combates em Falluja, as forças norte-americanas já controlam pontos estratégicos na cidade e prevêem concluir a operação em 48 horas. O comando norte-americano anunciou hoje a descoberta em Falluja de caves usadas para matar reféns estrangeiros.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)