Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Rice incentiva ao diálogo israelo-palestiniano

A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice incentivou hoje israelitas e palestinianos a aproveitarem a ocasião para relançar o processo de paz na região, frisando, porém, a necessidade de se avançar com precaução, para não se “perder estas oportunidades por falta de preparação.
1 de Agosto de 2007 às 17:14
Rice chegou hoje a Israel, cumprindo a terceira etapa do seu périplo pelo Médio Oriente, para promover a realização de uma conferência internacional sobre o conflito que opõe israelitas e palestinianos. Antes, a secretária de estado e o secretário norte-americano da Defesa, Robert Gates, estiveram no Egipto e na Arábia Saudita, onde o ‘dossier’ iraquiano e o controlo do poder político regional do Irão dominaram as conversações com os responsáveis governativos de ambos os países.
A última etapa de Condoleezza Rice será Ramallah, na Cisjordânia, onde manterá encontros com o presidente Mahamoud Abbas e o primeiro-ministro palestiniano Salam Fayyad.
A Arábia Saudita – a quem os Estados Unidos vão vender armas no valor de 20 mil milhões de dólares (14,6 mil milhões de euros -, através do seu ministro dos Negócios Estrangeiros, o príncipe Saud al Faisal, já anunciou que apoia a realização da conferência internacional de paz para o Médio Oriente.
Ver comentários