Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Rice pede a Israel para evitar crise humanitária

A Secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, revelou esta terça-feira ter falado com as autoridades israelitas a solicitar que fosse evitada uma crise humanitária na Faixa de Gaza, em resultado do bloqueio imposto por Israel a este território palestiniano na passada sexta-feira.
22 de Janeiro de 2008 às 10:50
“Ninguém quer que palestinianos inocentes sofram, pelo que falámos com as autoridades israelitas sobre a importância de não permitir que ocorresse uma crise humanitária”, anunciou a responsável pela diplomacia norte-americana.
Condoleezza Rice fez, contudo, questão de realçar que em último caso o Hamas deve ser responsabilizado pela situação criada, precisando que os israelitas têm de lidar com uma situação intolerável, com os militantes do movimento islâmico a dispararem mísseis sobre o território de Israel.
Reagindo a vários pedidos da comunidade internacional, ontem, o governo israelita aceitou levantar parcialmente o bloqueio imposto à Faixa de Gaza, permitindo o reinício do abastecimento de combustível e de bens de primeira necessidade, nomeadamente medicamentos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)