Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Rice reafirma que Roteiro da Paz é a única via

A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, assegurou ontem em Ramallah, na Cisjordânia, que o seu país está profundamente empenhado em resolver o mais depressa possível o conflito entre israelitas e palestinianos com base no Roteiro para a Paz.
15 de Janeiro de 2007 às 00:00
“Vim a Ramallah para dizer ao Mundo que os EUA estão profundamente empenhados em acelerar a aplicação do Roteiro para a Paz, que é o único acordo que defende uma solução de dois Estados”, afirmou Rice numa conferência de Imprensa conjunta com o presidente palestiniano, Mahmud Abbas. Rice sublinhou ser necessário aproveitar a oportunidade política criada pela reunião de Dezembro passado entre Abbas e o primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, com vista a acelerar a construção de um Estado palestiniano.
O presidente da Autoridade Nacional Palestiniana aproveitou a ocasião para lançar um recado a Rice e à sua administração ao sublinhar que rejeita a constituição de um Estado palestiniano provisório, sublinhando que essa “não é mais uma opção viável”. “Alertamos para a necessidade de trabalharmos para pôr termo a este conflito e a todas as suas consequências com vista a podermos alcançar um acordo de paz”– afirmou o presidente palestiniano. A enviada de Bush chegou sábado à região, iniciando em Israel um périplo regional destinado a atrair o apoio árabe à nova estratégia dos EUA no Iraque e avaliar o conflito israelo-palestiniano.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)