Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Risco de contágio pela Covid nas casas de banho públicas devido a partículas

Partículas podem chegar até a altura de 1,5 metros após puxar autocolismo.
Correio da Manhã 21 de Abril de 2021 às 17:16
Casa de banho
Casa de banho FOTO: Getty Images

As casas de banho públicas apresentam um risco de contágio da Covid-19 devido às partículas de fezes.

De acordo com um artigo publicado pelo jornal inglês The Sun, que cita um estudo realizado por investigadores da Faculdade de Engenharia e Ciência Computacional, da Universidade Atlantic da Florida, EUA, as partículas são geradas quando se carrega no autoclismo (movimento recorrente em WC's públicos e partilhados entre muitas pessoas).

Estas partículas podem ser inaladas caso alguém não esteja com a máscara de proteção, alertam os autores da pesquisa, que relata que essas partículas podem chegar até a uma altura de 1,5 metros durante cerca de 20 segundos após puxar o autoclismo.

A experiência sugere ainda que, ao manter a tampa fechada enquanto se puxa o autoclismo, ajuda. No entanto, as gotículas podem escapar por pequenas aberturas entre a tampa e o assento.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Covid Covid-19 wc casa de banho pandemia doença saúde
Ver comentários