page view

Russa Aeroflot cancela mais de 100 voos devido a ciberataque

Ataque foi reivindicado por 'hackers' ucranianos e bielorrussos.

28 de julho de 2025 às 18:56

A companhia aérea russa Aeroflot cancelou mais de 100 voos e registou vários atrasos devido a um ciberataque que interrompeu os seus sistemas informáticos e foi reivindicado por 'hackers' ucranianos e bielorrussos.

O ataque afetou também voos operados pelas subsidiárias da Aeroflot -- Rossiya e Pobeda.

Os voos afetados são, sobretudo, domésticos, mas também se registaram cancelamentos em voos internacionais para a Bielorrússia, Arménia e Uzbequistão.

Esta manhã, a companhia aérea informou os passageiros de que o sistema informático da empresa estava a enfrentar dificuldades. Mais tarde, o Ministério Público da Rússia adiantou que tinha sido aberta uma investigação criminal.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, considerou que os relatos do ataque são "bastante alarmantes" e que as grandes empresas e o público em geral estão ameaçados pelos 'hackers'.

O grupo ucraniano de 'hackers' Silent Crow e o grupo bielorrusso Cyber-Partinsans reivindicaram o ataque.

"Anunciamos a implementação bem-sucedida de uma operação de longo prazo e em grande escala que resultou na invasão e destruição da infraestrutura interna de TI [Tecnologias da Informação] da Aeroflot", declararam os grupos num comunicado conjunto.

Estes grupos dizem ter acedido à rede empresarial da companhia aérea durante um ano, copiando os dados internos e de clientes, incluindo chamadas telefónicas.

Os 'hackers' alegam ter destruído 7.000 servidores da transportadora.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8