Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Rússia: 30 pessoas feridas e 28 mil evacuadas

Pelo menos 30 pessoas ficaram feridas e cerca de 28 mil foram hoje evacuadas nos arredores da cidade russa de Ijevsk, no centro do país, na sequência de um incêndio num depósito de armas.
3 de Junho de 2011 às 08:56
Pelo menos 30 pessoas ficaram feridas e cerca  de 28 mil foram hoje evacuadas nos arredores da cidade russa de Ijevsk devido a um incêndio num depósito de armas
Pelo menos 30 pessoas ficaram feridas e cerca de 28 mil foram hoje evacuadas nos arredores da cidade russa de Ijevsk devido a um incêndio num depósito de armas FOTO: Joana Neves Correia

O incêndio deflagrou pelas 20h10 em Lisboa num depósito de armas da região de Udmúrtia, a cerca de 900 quilómetros a leste de Moscovo, de acordo com as informações do ministério russo da Defesa.

Segundo o ministério russo das Situações de Emergência, 28 mil pessoas já foram retiradas das imediações do local onde deflagrou o incêndio e 30 pessoas ficaram feridas.

A televisão pública Perviy Kanal avançou que pelo menos 58 mil toneladas de explosivos estavam armazenados naquele depósito e que o incêndio e as explosões teriam ocorrido "no momento do descarregamento e carregamento de munições", versão que já foi desmentida pelo ministério russo da Defesa.

"Quando ocorreu o incêndio, ninguém se encontrava no local e nenhum trabalho estava a ser feito no depósito", garantiu um porta-voz daquele ministério.

Este é o segundo incêndio que ocorre num depósito militar russo numa semana, depois de a 26 de Maio ter ocorrido também um incêndio num depósito de Bachkortostan, onde estavam armazenadas cerca de 100 mil toneladas de munições, obrigando também à retirada de milhares de habitantes na região.

O mau estado das infraestruturas e o desrespeito pelas regras de segurança estão na origem da maioria dos acidentes desta natureza que ocorrem todos os anos na Rússia.

Rússia depósito de armas Ijevsk incêndio
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)