Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Rússia: Bombas escondidas em pasta de dentes

Terroristas islâmicos ameaçam verter sangue nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Sochi.
7 de Fevereiro de 2014 às 15:25
Polícias no aeroporto de Sochi
Polícias no aeroporto de Sochi FOTO: Hannibal Hanschke/epa

Os EUA alertaram ontem a Rússia para o risco de redes terroristas islâmicas usarem tubos de pasta de dentes e caixas de maquilhagem para fazer entrar materiais explosivos no país. O aviso surgiu na véspera do arranque dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Sochi, junto da fronteira russa com a Geórgia e a Abecásia. Desde 11 de janeiro o governo do presidente Vladimir Putin proibiu o transporte de qualquer líquido na bagagem de mão dos passageiros de todas as transportadoras.

Apesar disso, os EUA emitiram um alerta às companhias de aviação norte-americanas com voos diretos para a Rússia. O motivo são novas informações que dão conta do risco de atentados em Sochi.

A cidade está já em alerta máximo devido às ameaças de grupos terroristas islâmicos do norte do Cáucaso. Apesar disso, o vice-primeiro-ministro russo, Dmitry Kozak, tranquilizou os visitantes: "Não há razões para crer que o risco seja maior em Sochi do que em qualquer outro ponto do Planeta".

Washington secundou esta ideia ao dizer que "não há dados sobre ameaças concretas" e que o aviso é parte "de uma comunicação de rotina".

bombas pasta dentes eua putin rússia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)