Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Rússia: Faleceu ex-primeiro-ministro Victor Chernomirdin

O ex-primeiro-ministro russo Victor Chernomirdin faleceu esta quarta-feira de madrugada na capital russa, aos 72 anos e depois de doença prolongada, informam as agências russas.
3 de Novembro de 2010 às 09:40

Nascido em 1938, Chernomirdin dirigiu o Governo da Rússia entre 1992 e 1998, quando o Presidente era Boris Ieltsin, e dirigiu depois a embaixada russa na Ucrânia.

Actualmente era representante especial do Presidente da Rússia para a cooperação económica com os países da CEI.

Este popular político russo foi também o criador da maior empresa pública russa, a Gazprom, tendo-a dirigido entre 1989 e 1992.

Em 1993, já primeiro-ministro, manteve negociações com o principal terrorista checheno, Chamil Basaev, durante um ataque a um hospital na cidade de Budionovsk, tendo conseguido a libertação de dezenas de mulheres e crianças reféns.

Em 1999, durante a crise nos Balcãs, Chernomirdin foi nomeado enviado especial do Kremlin para a regularização da crise na Jugoslávia. Participou nas conversações para a solução do conflito e convenceu Slobodan Milosevic, então presidente jugoslavo, da necessidade de capitular e passar Kosovo para o controlo de um contingente da NATO.

A imprensa russa e internacional escreveu várias vezes que Chernomirdin era o homem mais rico da Rússia, facto sempre desmentido pelo próprio.

O Presidente Medvedev já enviou condolências à família.

Victor Chernomirdin Rússia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)