Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Rússia fornece sistema anti-mísseis a Irão

A Rússia começou a fornecer sistemas anti-mísseis ao Irão com capacidade para evitar um eventual ataque balístico às suas instalações nucleares.
22 de Dezembro de 2008 às 12:39
Rússia fornece sistema anti-mísseis a Irão
Rússia fornece sistema anti-mísseis a Irão FOTO: d.r.

“Depois de vários anos de negociações com os russos, os sistemas S-300 começaram a ser enviados”, afirmou à agência de notícias iraniana, IRNA Email Kosari, presidente da Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros e Segurança Nacional.

O deputado optou por não comentar a operação, segundo a agência Reuters e, quer o Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano quer o russo fizeram o mesmo.

Os Estados Unidos da América, os seus aliados europeus e Israel acusam o Teerão de estar a construir armas nucleares no âmbito de um programa atómico que as autoridades iranianas dizem ser pacífico e destinado exclusivamente à produção de energia eléctrica. Apesar da Rússia negar que em Outubro estivesse a enviar mísseis para “regiões conturbadas”, a agência russa RIA noticiou que havia contactos com o Irão.

 

O sistema S-300 é integrado por mísseis de alcance médio que podem atingir outros mísseis ou aviões num raio de 120 quilómetros. Kosari afirmou que este sistema poderá ser utilizado para “reforçar a capacidade iraniana de defesa das suas fronteiras” e que o seu envio é o reflexo do que este classificou como as “boas relações” entre os dois países. O diário italiano La Stampa afirma que a Rússia vende mísseis ao Irão e este envia, através da Venezuela, material de fabrico de mísseis para a Síria.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)