Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Russos concentrados em São Petersburgo apoiam separatistas

Alguns manifestantes apelavam ao Chefe de Estado russo para reconhecer as regiões separatistas de Donetsk e Lugansk.
2 de Novembro de 2014 às 16:08
As regiões separatistas de Donetsk e Lugansk votam este domingo para escolher os presidentes e parlamentos regionais
As regiões separatistas de Donetsk e Lugansk votam este domingo para escolher os presidentes e parlamentos regionais FOTO: Maxim Zmeyev/Reuters

Centenas de russos concentraram-se este domingo, em São Petersburgo, em sinal de apoio às eleições presidenciais e legislativas a decorrer nas zonas ucranianas de Donetsk e Lugansk, apelando a Vladimir Putin para reconhecer a independência aquelas regiões separatistas.

De acordo com a France Presse, cerca de 300 pessoas entoavam 'De Cracóvia a Odessa, pela Nova Rússia', termo introduzido pelo presidente russo, após a anexação em março da península da Crimeia, para designar as regiões do sudeste da Ucrânia.

Alguns manifestantes apelavam ao Chefe de Estado russo para reconhecer as regiões separatistas de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia, que hoje votam para escolher os presidentes e parlamentos regionais, numa eleição que visa legitimar a independência declarada unilateralmente mas é considerada ilegal por Kiev.

Ao lado do governo ucraniano, ONU, União Europeia, NATO e vários países ocidentais asseguram que o voto separatista viola a legislação ucraniana e mina os esforços que conduziram à assinatura de um memorando de paz em setembro.

A Rússia, em contrapartida, é o único apoio dos separatistas, tendo afirmado, pela voz do ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov, que "reconhecerá naturalmente" os resultados.

São Petersburgo Donetsk Vladimir Putin
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)