Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

SADDAM APELA À RESISTÊNCIA

O jornal de língua árabe “Al-Qods al-Arabi”, editado em Londres, reclama ter recebido uma carta manuscrita cuja autoria é alegadamente atribuída ao ex-presidente iraquiano Saddam Hussein, em que este apela aos seus compatriotas que resistam à ocupação do Exército norte-americano.
30 de Abril de 2003 às 11:45
SADDAM APELA À RESISTÊNCIA
SADDAM APELA À RESISTÊNCIA
De acordo com Abdul Bari Atwan, redactor-chefe do jornal, conhecido pelo seu apoio a Saddam, a carta assinada pelo ex-ditador iraquiano e datada de 28 de Abril, dia em que ele festejou o seu 66.º aniversário, foi recebida através de fax, enviado desde um lugar desconhecido.
Na carta, o ex-presidente iraquiano afirma que a vitória militar dos EUA não teria sido possível sem “traições” e apela a todos os iraquianos que deixem de lado as suas divergências e lutem contra os invasores. Saddam avisa ainda que os líderes apoiados pelos EUA não lhes trarão a liberdade prometida.
O antigo homem forte de Bagdad promete a libertação do Iraque e a vitória contra os ocupantes, bem como a recuperação das peças arqueológicas pilhadas do Museu Nacional em Bagdad, afirmando que o país será reconstruído.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)