Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

SADDAM SOB CUSTÓDIA LEGAL IRAQUIANA

A coligação dirigida pelos Estados Unidos da América vai entregar quarta-feira a custódia legal do antigo presidente do Iraque Saddam Hussein e de 11 membros do seu antigo regime ao novo governo interino iraquiano, conforme foi acordado oficialmente entre as duas partes.
29 de Junho de 2004 às 08:57
Saddam Hussein
Saddam Hussein FOTO: d.r.
Apesar da transferência da custódia legal do antigo ditador iraquiano para as novas autoridades de Bagdad, a sua custódia física manter-se-á a cargo do Exército norte-americano, até que as forças iraquianas estejam aptas para o deter em condições de segurança, segundo adiantaram fontes oficiais.
A informação da entrega da custódia legal de Saddam às novas autoridades de Bagdad foi avançada esta terça-feira pelo primeiro-ministro iraquiano, Iyad Allawi, um dia depois da transferência de poderes para os iraquianos, sendo que a ordem de prisão do antigo ditador será lida quinta-feira.
Garantindo que Saddam terá “um julgamento justo” num Tribunal Especial iraquiano que julgará os crimes de guerra perpetrados pelos responsáveis do antigo regime, Allawi fez saber que o processo legal começará dentro de dias, sendo que o julgamento só deverá iniciar-se daqui a alguns meses
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)